Clique para fechar

Voltar

* Clique para ampliar
A SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

A SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL E O ÓLEO DE PRÍMULA

 

A síndrome da tensão pré-menstrual (STPM), popularmente chamada de TPM, é um distúrbio cíclico que afeta as mulheres entre dois a dez dias antecedentes a menstruação e que cessa por completo com o início do fluxo ou, no máximo, dois dias depois.

A STPM manifesta-se por um amplo espectro de sintomas físicos e psicoemocionais cuja severidade pode trazer sérias repercussões ao relacionamento afetivo intra e interpessoal (cônjuge, filhos, amigos, vizinhos, chefes e colegas de trabalho). Dependendo da intensidade dos sintomas, podemos dizer que a TPM atinge entre 5% e 95% das mulheres em idade fértil.

O espectro de sinais e sintomas, assim como a severidade dos mesmos, é uma característica pessoal de cada paciente. O número e a intensidade dos sintomas também podem sofrer variações de um ciclo para outro numa mesma mulher. Certos sintomas acometem mais frequentemente algumas mulheres do que outras.

Os seguintes sintomas podem ser identificados:

Ansiedade, irritabilidade, agressividade, significativa instabilidade afetiva, tensão nervosa e sentimentos subjetivos de descontrole emocional. Depressão que, na maioria das vezes, está associada  à insônia ou hipersonia, choro fácil, sentimentos de falta de esperança ou pensamentos autodepreciativos, desânimo, acentuada falta de energia e dificuldade de concentração.

Retenção hídrica que se manifesta por inchaço, aumento do volume do abdome, dores mamárias e ganho de peso. Cefaléia (dor de cabeça e enxaqueca) destaca-se entre os demais desconfortos e, geralmente, vem acompanhada de fadiga, aumento do apetite e marcante preferência por alimentos doces.  

Causas da STPM:

A ovulação e os hormônios da fase pós-ovulatória (estrogênio e progesterona) são fundamentais no desencadeamento dessa síndrome. Não se trata de um desequilíbrio na quantidade de hormônios, mas da maneira pela qual eles afetam especificamente o organismo de cada mulher. Algumas mulheres podem ser mais sensíveis do que outras às alterações nos níveis de hormônios durante o ciclo menstrual.

Estresse não parece causar a TPM, porém pode torná-la pior.

Deficiência vitamínica (A, B6, E), deficiência de cálcio, magnésio, zinco ou cobre, alterações dos níveis de ácidos graxos essenciais e das prostaglandinas, distúrbio dos neurotransmissores cerebrais (serotonina, ácido gama-aminobutírico), predisposição genética, e histórico psicossocial da paciente.

Tratamento:

O tratamento da TPM é sintomático e irá depender do grau de desconforto com que este distúrbio atinge cada mulher.

Uma combinação de mudanças do estilo de vida e outros tratamentos são necessários. Estilo de vida mais saudável pode ajudá-la.

Pratique exercícios físicos regularmente, tenha horas de sono suficientes, escolha uma alimentação saudável, não fume, e encontre formas de controlar o estresse em sua vida.

Evite os excesso de sal, alimentos açucarados, cafeína e álcool.

 

A Farmácia Ciência&Vida sugere uma opção natural e sem contra-indicações, bastante eficaz contra os sintomas da TPM:

 

Cápsulas de Óleo de Prímula 500mg!!!

O Óleo de Prímula é rico em  ácido graxo gama-linoleico (GLA), ácido oléico (ômega 9), ácido linoléico (ômega 6), ácido alfa-linolênico (ômega 3) e vitamina E.

Os ácidos graxos poliinsaturados, presentes na sua composição, não são produzidos naturalmente pelo organismo e precisam ser obtidos na dieta. Além de fazer parte da estrutura das membranas celulares, o GLA é precursor de prostaglandinas, influencia na regulação de hormônios sexuais femininos, diminuindo os impactos da TPM, mantém a elasticidade da pele, controla a oleosidade e influencia na liberação de neurotransmissores cerebrais.

Indicado para o alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual, como dores de cabeça, cólicas, inchaço, ansiedade, depressão, agressividade e crises de choro. Ainda mantém a pele saudável e hidratada, evitando o envelhecimento ou ressecamento da pele.

Uso recomendado: Tomar 2 cápsulas de 500mg à noite, nos 15 dias que antecedem a menstruação e durante os dias de fluxo.

 

Dúvidas ou para mais informações fale com nossas farmacêuticas.


by SAMUCA