A Páscoa está chegando e com ela é natural o aumento no consumo de chocolate. Nesta época as crianças são as mais presenteadas com irresistíveis ovos de chocolate.
O consumo de chocolate na alimentação infantil
O ideal é que as crianças experimentem chocolate somente após um ano de idade e em pequenas quantidades.
Como contém açúcar e leite na composição, além de ser gorduroso, o chocolate, pode causar gases, desconforto abdominal e diarréia. Assim, não deixe grande quantidade de chocolate à mão da criança.
Recomenda-se que crianças de um ano consumam no máximo o equivalente a uma colher de sopa por dia, e que as de dois a cinco anos não ultrapassem o limite diário de30 gramas.
Chocolate pode fazer parte da alimentação saudável.
O chocolate continua liderando o ranking dos alimentos mais desejados por crianças e adultos. Alivia estresse e ansiedade, supre "carência emocional", repõe energia e, simplesmente, é um ingrediente universal - seu sabor agrada os paladares das mais diversas culturas gastronômicas do mundo.
O chocolate possui vitaminas A, B, C, D e os minerais: potássio, sódio, ferro e magnésio. Além disso, pode aumentar o nível do hormônio responsável pela sensação de bem-estar, a serotonina, tornando-se eficaz no combate à depressão e à ansiedade.
Nutricionistas defendem o consumo do chocolate, principalmente o amargo. O chocolate amargo, feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite, contém alto teor de flavonóides, antioxidantes que reduzem os riscos das doenças cardiovasculares. Além disso, o cacau contém uma quantidade considerável de ácido oléico (ômega 9). As gorduras monoinsaturadas devem representar cerca de 10% do valor calórico total da alimentação diária. Elas protegem as artérias, elevam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL).
Comer chocolate sim, mas com moderação!!!
O excesso pode pôr fim a mais rígida dieta alimentar, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares e de outros males provocados pela obesidade.
É preciso tomar alguns cuidados para que as propriedades nutritivas do chocolate não se transformemem inimigas. Umdesses cuidados está em saber escolher o melhor chocolate. A qualidade do produto faz muita diferença. Isso porque, para diminuir os custos de produção, muitos fabricantes adicionam mais gordura hidrogenada.
Os chocolates tradicionais apresentam adição das gorduras do leite e açúcar. Atenção diabéticos e portadores de intolerância a lactose.
Deve-se observar ainda que, normalmente, alguns tipos de chocolates contêm cafeína, que em excesso, pode tirar o sono ou reduzir o apetite. O melhor é consumi-lo sempre depois das refeições.
Acha que não irá resistir e comer muitos chocolates deliciosos?
A Farmácia Ciência&Vida tem uma sugestão para ajudar a reverter o exagero inevitável e tranqüilizar sua consciência:
COMPOSTO CHÁ VERDE 250MG + CHÁ BRANCO 150MG
Composto desintoxicante. Propriedade termogênica auxiliar nos regimes de emagrecimento. Além da ação diurética e antioxidante.
Recomendamos tomar 2 a 3 cápsulas ao dia, pela manhã.
Os Chás Verde e Branco contêm polifenóis e antioxidantes. Ajudam a neutralizar os radicais livres, têm ação termogênica, desintoxicante, diurética, antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.
Protegem as artérias, elevam o bom colesterol (HDL) e diminuem o colesterol ruim (LDL), evitando problemas cardíacos, como aterosclerose e infarto.
Dúvidas e para mais informações, fale com nossas farmacêuticas!