Clique para fechar

Voltar

10 DICAS DE SAÚDE E BEM ESTAR

Se você ainda faz parte do grupo dos sedentários convictos, vai uma sugestão. Aproveite o inicio do ano para mudar esta situação, cuidando melhor de sua saúde e desfrutando seus dias com melhor qualidade de vida.

Elegemos como nossa primeira newsletter do ano este artigo, “10 dicas de saúde e bem estar” para que você se anime e de o primeiro passo em direção a uma vida melhor.

O conceito de vida saudável estáem voga. Aconscientização de que é necessário ter hábitos saudáveis para uma boa qualidade de vida fez com que muitas pessoas adotassem uma nova rotina, com alimentação balanceada, uso de nutracêuticos e inserção de exercícios no seu dia a dia. Porém, é imprescindível, antes de iniciar qualquer atividade física ou mudança de hábito nutricional, procurar auxilio especializado  com profissionais que podem realizar uma completa avaliação médica. Vale ressaltar que abandonar hábitos nocivos, como tabagismo, bebidas alcoólicas, alimentos fritos e industrializados, sal, açúcar em excesso entre outros, auxilia no fortalecimento da saúde.

A preocupação com a saúde não deve limitar-se à alimentação equilibrada e prática de esportes. Os cuidados vão além disso. Com o objetivo de orientar nossos leitores, seguem as 10 dicas  de saúde em 10 áreas específicas:

1- CARDIOLOGIA

A saúde do coração é a melhor recompensa para quem adota um estilo de vida que leva em consideração a harmonia entre as recomendações médicas e o seu próprio bem estar. O equilíbrio é fundamental para o coração. Comer sem exageros, beber moderadamente e praticar atividades físicas. Dessa forma consegue-se melhor resposta no controle do diabetes, da taxa de glicose, da pressão arterial, do colesterol e até mesmo da autoestima.

2- MEDICINA ESPORTIVA

Atividade física traz benefícios à saúde se for constante, com regularidade. Sua interrupção por mais de 30 dias, faz perder os benefícios adquiridos.Respeite seus limites e converse com seu médico. Ele poderá lhe orientar sobre a faixa mais segura e saudável para um treinamento físico ideal.

3- ORTOPEDIA

Um dos principais alertas dos especialistas para os esportistas iniciantes e também assíduos é não ultrapassar os limites. A carga excessiva de exercícios pode sobrecarregar músculos e articulações e comprometer o bom desempenho. É importante a orientação de um profissional, manter-se sempre bem alongado, com o peso adequado e ter um bom condicionamento. O fortalecimento potencializa as ações de músculos aumentando a capacidade das respostas articulares e auxiliando na prevenção de lesões como tendinites e estiramentos.

4- NUTRIÇÃO

Reduzir o consumo de alimentos industrializados para diminuir a ingestão de sal, carboidratos e gordura saturada. Consumir alimentos que contenham fibras, ácidos graxos, Omega 3, flavonóides, fitoesterois, proteínas e compostos antioxidantes.

5- NEUROLOGIA

Adotar um estilo de vida saudável também pode propiciar que as doenças degenerativas não se desenvolvam ao longo dos anos. Evitar fumo, fazer exercícios, manter-se ativo física e intelectualmente. A atividade física melhora a circulação e o exercício mental melhora a rede neuronal. Estudos apontam que o sedentarismo e pouco hábito de leitura são fatores de risco nas doenças neurodegenerativas.

6- SAÚDE DA MULHER

Visitar periodicamente o ginecologista e realizar mamografia e o exame preventivo de papanicolau que contribuem na detecção precoce de casos de câncer. A utilização de camisinha para prevenção de DST/AIDS nas relações sexuais, em qualquer faixa etária, também é fundamental.

7- SAÚDE DO HOMEM

Check-up a partir dos 40 anos. Independente da idade, manter a hidratação adequada. Ingerir frutas cítricas, como limão e laranja, minimiza o risco de surgimento de pedras nos rins. Não fumar diminui os riscos de  tumores malignos nos pulmões, bexiga e vias urinárias.

8- SAÚDE DA CRIANÇA

A infância é uma fase em que os pais devem redobrar a atenção com os filhos, pois é nessa etapa que os hábitos alimentares e o estilo de vida serão consolidados.  Também é importante deixar a criança se exercitar brincando com os amigos. Evitar que ela fique em casa jogando videogame ou na internet e não aproveite essa fase fundamental na vida de qualquer criança. É importante impedir que crie hábitos sedentários que podem acompanhá-la pelo resto da vida.  Evitar fast-food, excesso de carboidratos, refrigerantes etc. Praticar atividades físicas e fazer controles pediátricos de rotina.

9- SAÚDE NA MELHOR IDADE

Após os 60 anos, ocorre no indivíduo sedentário uma importante redução da força muscular, afetando principalmente os membros inferiores e o tronco, com diminuição da velocidade de caminhada e maior incidência de quedas e fraturas. Os exercícios de alongamento e força são fundamentais para melhorar a sustentação muscular. A atividade física bem dosada e supervisionada pode aumentar a longevidade e certamente acrescentará qualidade de vida e maior segurança nessa fase.

10- PSICOLOGIA

Respeitar seus limites. Quando o individuo ultrapassa seu limite pessoal pode se frustrar por não conseguir seus objetivos. Isso tende a gerar uma carga de estresse e ansiedade, o que pode ser um fator importante na ocorrência das doenças psicossomáticas.


by SAMUCA